Baterias para carros elétricos vs. convencionais: qual a diferença? 1

Em meio ao crescente interesse por veículos mais sustentáveis, a discussão sobre bateria para carros elétricos versus convencionais tem ganhado cada vez mais destaque.

Mas, afinal, quais são as principais diferenças entre as baterias de carros elétricos e convencionais?

Como elas funcionam e o que devemos considerar ao escolher entre um carro elétrico e um a combustão?

Neste artigo você vai conhecer mais características sobre e as baterias dos dois modelos e como escolher a ideal de acordo com o seu veículo. Confira!

Baterias para carros convencionais

Baterias para carros elétricos vs. convencionais: qual a diferença? 2

As baterias para carros convencionais, conhecidas como baterias de partida, iluminação e ignição (SLI), têm a função principal de fornecer energia elétrica para dar a partida no motor e alimentar os sistemas elétricos do veículo quando o motor está desligado.

Essas baterias são quase universalmente do tipo chumbo-ácido, uma tecnologia com mais de 150 anos que continua sendo usada devido a sua confiabilidade e custo relativamente baixo.

As baterias de chumbo-ácido funcionam através de uma reação química entre o chumbo, o dióxido de chumbo e o ácido sulfúrico, que produz uma corrente elétrica.

Elas são recarregadas pelo alternador do veículo enquanto o motor está funcionando. Algumas das principais características e benefícios das baterias de carros convencionais incluem:

  • Custos mais baixos;
  • Facilidade de substituição;
  • Alta corrente de partida.

Porém, apesar dessas vantagens, as baterias de chumbo-ácido também têm suas desvantagens, como um ciclo de vida relativamente curto, a necessidade de manutenção regular, e um impacto ambiental significativo se não forem descartadas corretamente.

Baterias para carros elétricos

As baterias para carros elétricos são fundamentais para a funcionalidade desses veículos. Ao contrário dos veículos a combustão, os carros elétricos dependem de suas baterias para alimentar o motor elétrico e todos os outros sistemas do veículo.

As baterias de íons de lítio são as mais comumente usadas em veículos elétricos atualmente.

Elas funcionam através da movimentação de íons de lítio de um lado (ânodo) para o outro (cátodo) durante a descarga (quando o veículo está em uso) e vice-versa durante a carga.

Algumas das principais características e benefícios das baterias de carros elétricos são:

  • Alta capacidade de armazenamento de energia;
  • Eficiência energética;
  • Longa vida útil;
  • Baixa manutenção;
  • Eco-friendly.

Apesar desses benefícios, as baterias de carros elétricos também têm desvantagens, como o custo mais alto e a necessidade de infraestrutura de carregamento, que ainda está em desenvolvimento em muitas áreas.

Além disso, embora as baterias de íons de lítio sejam em grande parte recicláveis, o processo de reciclagem ainda é um desafio e está em constante desenvolvimento.

Comparação entre as baterias de carros convencionais e elétricos

Agora para que você possa entender melhor essas diferenças, veja uma comparação mais detalhada sobre cada uma delas para escolher baterias confiáveis para seu carro:

Capacidade energética

Baterias de carros convencionais: são projetadas para fornecer uma grande quantidade de energia em um curto espaço de tempo para dar partida ao motor. No entanto, sua capacidade de armazenamento de energia é relativamente baixa.

Baterias de carros elétricos: têm uma capacidade de armazenamento de energia muito maior, permitindo que os veículos viajem centenas de quilômetros com uma única carga. No entanto, a distância que um carro elétrico pode percorrer antes de precisar de uma nova carga varia dependendo do modelo do veículo e das condições de direção.

Durabilidade

Baterias de carros convencionais: normalmente duram entre 3 a 5 anos, mas a vida útil pode ser menor se o veículo for submetido a condições extremas, como temperaturas muito altas ou muito baixas.

Baterias de carros elétricos: em geral, as baterias de íons de lítio usadas nos carros elétricos são projetadas para durar entre 8 a 15 anos, dependendo do uso e da manutenção. Muitos fabricantes de veículos elétricos oferecem garantias longas para suas baterias.

Custos de manutenção

Baterias de carros convencionais: necessitam de manutenção regular, incluindo a verificação e limpeza dos terminais e, em alguns casos, a verificação do nível de ácido.

Baterias de carros elétricos: quase não necessitam de manutenção, o que pode resultar em economia de custos a longo prazo.

Tempo de carregamento

Baterias de carros convencionais: são recarregadas constantemente pelo alternador quando o motor está em funcionamento, de modo que, em condições normais, nunca devem ficar completamente descarregadas.

Baterias de carros elétricos: requerem horas para serem completamente recarregadas, dependendo do tipo de carregador usado. No entanto, muitos carros elétricos agora são capazes de carregar até 80% da capacidade da bateria em apenas 30 minutos com um carregador de alta potência.

Dicas para escolher uma bateria

Carros Convencionais

Tamanho da bateria: verifique o manual do veículo ou consulte o fabricante para saber o tamanho correto da bateria que seu carro requer.

Poder de partida a frio (CCA): CCA mede a capacidade da bateria de dar partida no motor em condições de frio extremo. Quanto maior o número de CCA, melhor será o desempenho da bateria em climas frios.

Capacidade de reserva: este número indica quanto tempo a bateria pode fornecer energia se o alternador do veículo falhar. Quanto maior a capacidade de reserva, mais tempo seu carro pode funcionar apenas com a bateria.

Garantia da bateria: procure baterias automotivas de qualidade e que tenham uma boa garantia, que é geralmente um sinal de qualidade e confiabilidade.

Data de fabricação: baterias podem perder potência ao longo do tempo, mesmo quando não estão em uso. Então procure baterias que tenham sido fabricadas recentemente.

Carros Elétricos:

Capacidade da bateria: a capacidade da bateria determinará a distância que você pode percorrer com uma única carga. Verifique as especificações do veículo para a capacidade da bateria, geralmente medida em kilowatt-hora (kWh).

Vida útil da bateria: procure informações sobre quantos ciclos de carga a bateria pode suportar antes que sua capacidade diminua significativamente. Além disso, verifique a garantia da bateria oferecida pelo fabricante do veículo.

Tempo de carregamento: O tempo necessário para carregar a bateria pode variar dependendo do tipo de carregador usado. Carros elétricos mais novos geralmente têm a capacidade de carregar mais rápido, especialmente com carregadores de alta potência.

Custo de substituição: embora a bateria de um carro elétrico seja projetada para durar muitos anos, eventualmente precisará ser substituída. Verifique o custo estimado de substituição para ter uma ideia do custo a longo prazo.

Conclusão

Por fim, entender as diferenças entre as baterias de carros convencionais e elétricos é crucial.

Independentemente do tipo de veículo que você escolha, a bateria é um componente essencial que impacta diretamente no desempenho, na manutenção e na vida útil do seu carro.

Agora que você já conhece as diferenças, já pode escolher aquela que ofereça todas essas qualidades para que você possa dirigir com tranquilidade.

 

Rate this post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.