Bottas domina GP da Áustria; Vettel é 2º e Hamilton 4º

Não teve para ninguém. Depois de reagir em 0s2 na largada e fazer Sebastian Vettel suscitar dúvidas no rádio sobre uma queima que não ocorreu, Valtteri Bottas teve um dia não menos que perfeito no Red Bull Ring, na Áustria. O finlandês da Mercedes ganhou sua segunda corrida na carreira sem ter concorrência neste domingo (9) em Spielberg.

Bottas apenas perdeu a liderança quando parou para fazer seu pit stop, na volta 41, e sofreu um pequena pressão de Vettel que deu emoção ao final da corrida. De resto, o finlandês foi absoluto na Áustria, revela o Terra.

Em segundo ficou Sebastian Vettel. O alemão não pôde com Bottas, mas aumentou sua diferença para Lewis Hamilton no campeonato de 14 para 20 pontos após corrida ruim do britânico. Hamilton não esteve bem durante a prova, e apesar de ter ensaiado uma recuperação, chegou apenas em quarto após sofrer bastante com bolhas nos pneus traseiros.

O pódio foi completado por Daniel Ricciardo, que passou Raikkonen na largada e foi para seu quinto top-3 seguido nesta temporada. Ele precisou se defender de Hamilton nas últimas voltas, quando o inglês chegou a colocar do lado do australiano. Kimi foi o quinto.

Felipe Massa conseguiu se recuperar de sua péssima classificação, e saiu da Áustria marcando pontos. O brasileiro foi beneficiado pela grande confusão da primeira curva subiu ao top-10, foi o último a parar após largar de pneus macios e chegou em nono lugar.

O dia foi ruim para Fernando Alonso e Max Verstappen, que foram tocados por Daniil Kvyat na primeira curva e tiveram que abandonar. Por ocasionar o acidente, o russo recebeu uma punição de drive-through.

A corrida

Na largada, Bottas pulou bem, com Vettel em segundo e uma grande briga entre Raikkonen, Grosjen e Ricciardo pelo terceiro. Uma má largada de Max Verstappen acabou prejudicando o holandês, que se tocou com Daniil Kvyat e Fernando Alonso. O espanhol e o holandês foram obrigados a abandonar.

O top-5 era Botas, Vettel, Ricciardo, Raikkonen e Grosjean, com Hamilton em sétimo. O britânico ganhou o sexto de Perez na sexta volta, enquanto Massa já era o nono após se aproveitar a confusão na primeira curva.

Hamilton passou Grosjean pelo quinto lugar na volta nove.

Pouco aconteceu até as primeiras paradas, quando Hamilton, que já pressionava Raikkonen, conseguiu o undercut com uma rápida parada nos pits para subir para a quarta posição e começar a pressionar Daniel Ricciardo.

No entanto, os pneus de Lewis tiveram bolhas e ele teve de se contentar com a quarta posição.

Massa foi o último a parar, e nas voltas finais pressionou Ocon pelo oitavo lugar, mas não conseguiu a ultrapassagem.

O fim da prova foi emocionante, com Bottas segurando Vettel e Ricciardo fazendo o mesmo com Hamilton, que terminou fora do pódio.

A próxima corrida acontece semana que vem, na Inglaterra.

09/07/2017

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *