Uncisal é a única universidade de Alagoas selecionada para o Projeto Rondon

Carregando no currículo a experiência de participação em sete edições anteriores, a Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal) será a única representante do Estado no Projeto Rondon 2019. A universidade foi contemplada após de vencer edital divulgado pelo Ministério da Defesa do qual participaram instituições de todo o país.

A expedição Vale do Acre acontece entre os dias 5 e 30 de julho de 2019 e contará com os trabalhos de dois professores – sendo dois suplentes – e dez estudantes da Uncisal. Durante 25 dias, uma equipe multidisciplinar vai desenvolver atividades de saúde, educação, cultura e direitos humanos no município de Senador Guiomard, no Estado do Acre, região Norte.

A região Nordeste contará apenas com duas representantes na edição 2019 do Projeto Rondon. Além da Uncisal, a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) integrará a expedição.

De acordo com a professora Maria Rosa da Silva, que coordena o grupo ao lado do professor Ewerton Amorim, vencer o edital do Ministério da Defesa pela oitava vez e estar entre as duas universidades selecionadas na região Nordeste têm um significado especial e mostra que a Uncisal está no caminho certo quando o assunto é extensão universitária.

“A Uncisal está entre as melhores instituições do país, o que é de grande importância para o aluno, porque permite que ele coloque em prática seu conhecimento acadêmico, aprenda a lidar com uma cultura diferente da sua, saiba trabalhar em equipe e de forma interdisciplinar. Com certeza, o estudante sai com aprendizado diferenciado”, explica a professora.

RONDON

O Rondon é desenvolvido pelo Ministério da Defesa, em parceria com governos estaduais, municipais e instituições de ensino superior. A proposta, segundo o site do projeto, é “contribuir para a formação do jovem universitário como cidadão e para o desenvolvimento sustentável nas comunidades carentes”.

Além da Uncisal, participam do Projeto Rondon 2019 a Universidade São Francisco; a Universidade José do Rosário Vellano; a Universidade de São Paulo/Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto; a Universidade Federal de Lavras; a Universidade do Vale do Itajaí; a Universidade Santa Cecilia; a Faculdade de Medicina de Jundiaí; a Universidade Federal do Triângulo Mineiro; a Universidade Federal do Rio Grande do Sul; a Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara; a Universidade de Rio Verde; a Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ituverava; o Centro Universitário Lusíada; a UNILASALLE do Rio de Janeiro; a Universidade Federal do Amazonas; a Escola de Governo Professor Paulo Neves de Carvalho ­ Fundação João Pinheiro; o FAE Centro Universitário; a Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre; o Instituto Federal do Paraná; a Universidade de Brasília; a Universidade Federal de Pernambuco; a Universidade Estadual do Norte do Paraná; a Faculdades Pequeno Príncipe; e Universidade Federal de Viçosa.

Ascom – 17/12/2018

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *